Como, quando e quanto custa nos deslocar pela cidade? As respostas estão na prática cotidiana que nos arrebata e arrebenta a todo instante. O edital de transporte coletivo por ônibus, empurrado para a população de Salvador no final de 2014, sob nenhuma circunstância tende a favorecer a luta dxs de baixo contra a lógica de dominação do sistema capitalista. O processo licitatório mantem as velhas regras de funcionamento do transporte público. Isto só aponta e confirma que a luta verdadeiramente transformadora só poderá vir por fora da institucionalidade.
No que se refere ao edital, todos os absurdos de um processo chamado de ‘participativo’ (por parte dos burocratas) estiveram presentes, ou seja: o dissimulado sorriso em audiências públicas inócuas, a desatenção com movimentos sociais e a subserviência de “representantes” perante os detentores do capital em uma simbiose por nós já conhecida.
No que pode afetar a população soteropolitana, o novo preço da passagem de ônibus pode ser o que chame mais a atenção, afinal,  pagar pelo direito de ir e vir já é um absurdo, e pagar R$ 3,00 por viagem, nem se fala… precisamos garantir nosso direito à cidade, e o direito de transformar a cidade nos sonhos libertários que carregamos no peito.
Cabe ainda destacar o processo de privatização do Terminal/Estação da Lapa, mais uma ‘concessão’ com o objetivo de colocar o espaço urbano à venda, a todo e qualquer custo, expulsando trabalhadores autônomos do local e nos empurrando goela abaixo mais um shopping.
De fato, o metrô nos leva a uma reflexão: O Metrô de Salvador tem sido operado sem cobrança de tarifa desde a sua inauguração, dessa forma cabe a indagação: É possível então um sistema de transporte sem cobrança direta de taxas àqueles que façam uso de tal serviço? A experiência até o momento parece dizer que sim, tal como movimentos sociais a favor da tarifa zero no sistema de transporte vem apontando nos últimos anos.
Este vídeo anexado foi construído para provocar a discussão sobre transporte público: 

FAE-SALVADOR

					
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s